Cozinha

Receitas fáceis para fazer no forno!

Receitas fáceis para fazer no forno!

Receitas fáceis para fazer no forno!

 

A cozinha é um dos espaços da casa onde passamos mais tempo. O ritmo acelerado do dia-a-dia pede receitas mais simples, rápidas e saudáveis. Vamos até à cozinha?

O tempo é, cada vez mais, um bem precioso que se procura preservar na corrida desenfreada dos dias que passam! A preocupação por escolhas simples e rápidas para as refeições é um dos requisitos das famílias. 

A pandemia, como todos sabemos, obrigou-nos a passar mais tempo em casa. O confinamento fez a muitos despertar a curiosidade para a cozinha. O que cozinhar, como fazer, como organizar a cozinha, como a tornar mais funcional e até mais bonita! A procura por novos acessórios de cozinha, para que a cozinha fosse também um espaço bonito lá de casa. As cozinhas passaram de “um olhar” apenas e só de preparação de alimentos e refeição, para espaços de convívio, de conversas, de partilhas, e de aprendizagem! Temos a certeza que foi também o seu caso! 

As receitas no forno remetem-nos para uma “casa quentinha”, os cheiros que enchem a casa, mas isso não tem que significar uma refeição pesada! Existem muitas outras receitas que se podem confecionar de forma mais leve e que permitem poupar tempo. 

As pesquisas sobre receitas, sejam elas de carne ou peixe, ou até de legumes no forno, a cada clique, surgem um sem fim de possibilidades. A cada clique uma descoberta! Se no meio dos sabores for possível aliar a facilidade de execução com o ser benéfico para a saúde, isto é, ser saudável, melhor ainda. 

A escolha de privilegiar receitas feitas no forno, pode trazer uma poupança de tempo, resultando numa melhor gestão de tempo em família, podendo no tempo em que a receita está a ser confecionada, dedicar esse tempo a outras tarefas, em vez de estar de volta dos tachos. 

O forno é um eletrodoméstico, ou recurso essencial em todas as cozinhas. Aproveite-o e deixe-se inspirar nas três sugestões que vamos deixar a seguir. Para primeira sugestão vamos deixar uma receita com frango:

Peito de Frango com Limão no Forno

Ingredientes:

6 Peitos de frango (médios) 

Sumo de 1 limão

60 ml de azeite

2 colhs. (sopa rasas) de pimentão doce

1 colh. (sopa) de alho em pó

1/2 colh. (chá) de gengibre em pó

1 Folha de louro

Sal e pimenta q.b

Preparação: 

Tempere os peitos de frango com o sumo de limão, a folha de louro, o gengibre, o alho, a pimenta, a pimenta caiena, o sal, o pimentão e o sal. Deixe marinar durante pelo menos 1 hora.

Disponha os peitos de frango sobre um tabuleiro ou travessa, regue com o molho da marinada e com o azeite (se desejar que fiquem com um tom mais dourado basta passar um fio de mel por cima antes de levar ao forno).

Levar ao forno, pré-aquecido a 200º durante 20 min (tempo pode variar dependendo do tamanho dos peitos de frango e do tipo de forno utilizado), ou até estarem dourados.

Para que o sabor do frango absorva todos os temperos, ganhando maior sabor, use uma assadeira funda.

Assadeira Funda de Forno

 

De seguida, uma receita de peixe, onde elegemos o salmão:

Lombos de Salmão aos Oregãos, Alho e Pimenta

Ingredientes:

1 embalagem de lombos de salmão

Azeite e vinagre balsâmico q.b

Sal ou flor de sal e pimenta preta q.b

Oregãos q.b

2 dentes de alho

Preparação:

Descongelar os Lombos de Salmão, dispor numa assadeira com o fundo em azeite, untá-los com azeite, temperar de sal e colocar em cima de cada um orégãos, alho picado e pimenta preta moída na hora. Regar com 1 ligeiro fio de azeite e levar ao forno pré-aquecido a 180° por 20 min. aprox. 

Nesta receita pode adicionar na própria assadeira, batatinhas pequenas, ou acompanhar com uma salada da sua preferência.

Por último, a nossa sugestão recai numa receita de legumes, que podem optar por ser uma refeição principal, se praticar uma alimentação vegetariana, ou como acompanhamento de receitas de carne ou peixe. A sugestão é a seguinte, 

Legumes no Forno com Molho de Mostarda e Coentros

Ingredientes:

300 gr. de cenoura

300 gr. courgette

300 gr. espargos

600 gr. de batata-doce

1 lima

2 Colhs. (de sopa) azeite

1 colh. (de sobremesa) sal

2 iogurtes naturais

1 colh. (de sopa) mostarda

Raspa de lima q.b

2 colh. (de sopa) coentros picados 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º C. Corte as cenouras em rodelas, descasque os espargos aproveitando os talos, e as courgettes em meias-luas. Descasque as batatas-doces e corte-as em gomos. Numa taça, junte todos os legumes e reserve. 

Raspe a casca de lima e reserve-a. Esprema o sumo, misture-o com azeite e sal e regue os legumes, misturando bem. Num tabuleiro de forno, leve os legumes a assar durante 20 minutos ou até ficarem tenros. 

Numa tigela, junte os iogurtes, a mostarda, a raspa da lima reservada e os coentros e mexa bem.

Sirva os legumes com o molho. 

Para que os seus legumes cozinhem de forma uniforme e perfeita, cozinhe-os numa assadeira de ferro fundido para ganharem um sabor mais característico, como esta: Recipiente de Cozinha Ferro Fundido Preto

 Após terminar a confeção de todas as refeições, é importante limpar o seu forno. Para tal, use produtos específicos que permitam uma melhor limpeza, com menor esforço, como:


Detergente Cif

Se é uma pessoa que gosta de estar na cozinha, ou desafiar-se com novas receitas, experimente as nossas sugestões. Se privilegiar a confeção de alimentos no forno, vamos deixar algumas dicas que pode não conhecer: 

- Pré-aqueça sempre o forno, para que o calor se distribua de forma uniforme, não sendo uma perca de tempo;

- Em receitas de legumes, estes ficam mais saborosos cozinhados no forno. Pode usar os legumes assados, por exemplo para fazer molhos;

- Reaproveitar, por exemplo, sobras de arroz e fazer arroz de forno, ou pão reaproveitando para fazer tostas ou croutons, para usar em sopas ou saladas. 

Por fim, acreditamos serem as melhores dicas,

- Cozinhar desta forma, só lhe permite um ganho de tempo, e usar e/ou sujar menos loiça, e pode até usar papel vegetal para forrar o tabuleiro e desta forma os alimentos não agarrarem ao fundo, por exemplo quando confeciona quiches e/ou tartes. 

Que a cozinha continue a ser um espaço privilegiado em sua casa! 

 

 
Andreia Pires
"Storyteller em construção"
 
Andreia_Pires

O melhor do dott no seu email.

Seja o primeiro a saber todas as novidades e campanhas. 🤞Ao submeter o seu email, concorda com a nossa política de privacidade.