Brinquedos

Os melhores brinquedos até aos 10 anos!

Os melhores brinquedos até aos 10 anos!

Para as crianças, os melhores brinquedos são os que representam diversão e alegria.

No entanto, os brinquedos e jogos são muito mais do que diversão e alegria. São peças fundamentais para o seu desenvolvimento, uma vez que contribuem de forma ativa para as suas capacidades cognitivas, motoras e emocionais. 

Mas, quais são os melhores brinquedos para bebés? E os melhores brinquedos para crianças? E quais são os jogos e brinquedos mais educativos?

Descubra a resposta a estas perguntas ao longo do artigo e encontre mais de 30 escolhas para as diversas faixas etárias.

 

Os melhores brinquedos para bebés até aos 6 meses

Quando a visão começa a ficar mais desenvolvida, e os bebés começam a ter noção do ambiente que os rodeia, é o momento ideal para terem contacto com os primeiros brinquedos.

A partir dos 3 meses, os bebés começam a sentir curiosidade em explorar o que se encontra à sua volta. E é fundamental que os pais e cuidadores estimulem esta curiosidade.

Nesta fase, é expectável que os bebés comecem a descobrir as suas mãos e comecem também a explorar tudo o que conseguem fazer com elas, nomeadamente tocar e agarrar diferentes objetos. Assim, os brinquedos para bebés até aos 6 meses devem ser concebidos para promover a coordenação motora e estimular os bebés física e cognitivamente.

Este ginásio acolchoado tem tudo para promover o desenvolvimento cognitivo e motor do seu bebé.

Para além das cores fortes, este ginásio projeta luz, tem músicas pré-gravadas, mas também um leitor de mp3, e tem algo que os mais pequenos adoram: brinquedos suspensos. Estes são fundamentais para estimular o movimento do bebé.

Para além das suas cores garridas, os brinquedos emitem som por forma a estimularem não só a visão, mas também a audição do bebé.

São muito jovens para aprender a ler, mas o objetivo deste livro também não é esse.

Este livro em tecido tem cores fortes, diferentes texturas, e até um espelho. Os mais pequenos vão adorar brincar com este brinquedo, ao mesmo tempo que desenvolvem as suas capacidades motoras e cognitivas. E sendo um livro em tecido, não se irão magoar.

Os fantoches têm que ser utilizados pelos adultos (ou crianças maiores), mas são ótimos para estimular os bebés.

A interação com o bebé vai ajudar no seu desenvolvimento cognitivo, ao mesmo tempo que apresenta inúmeras vantagens no âmbito da conexão emocional com os outros.

.

Os melhores brinquedos para bebés entre os 6 e os 9 meses

Entre os 6 e os 9 meses os bebés continuam a desenvolver as suas capacidades cognitivas e motoras, nomeadamente o agarrar objetos e o rebolar e, até, o gatinhar.

Assim, os melhores brinquedos para bebés entre os 6 e os 9 meses devem estimular a criança a virar-se e a tentar movimentar-se para que seja possível agarrar um objeto.

Os brinquedos que utilizavam quando tinham 3, 4 ou 5 meses continuam a ser interessantes, mas a partir dos 6 meses é necessário começar a estimular o bebé para o movimento de todo o seu corpo.

Com, ou sem brinquedos, o tempo de barriga para baixo, conhecido como “tummy time”, deve ser estimulado, nesta fase.

E com os brinquedos certos, os bebés (e os pais) vão divertir-se nestes momentos.

Um peluche que os seus filhos vão adorar. Vão adorar tanto que até vão querer gatinhar (ou arrastar-se) para o tentarem apanhar.

Este peluche gatinha e, ao fazê-lo, estimula o seu bebé a fazer o mesmo, por imitação, e para que o consiga alcançar.

Este centro de atividades evolutivo pode ser utilizado desde o nascimento, até que o bebé consiga manter-se em pé. 

Os bebés mais pequenos podem deitar-se no tapete e brincar com o crocodilo musical. Depois, quando já se conseguirem sentar, o centro de atividades transforma-se numa mesa de atividades onde o assento gira a 360º, permitindo que consigam explorar todos os brinquedos e atividades disponíveis. Por último, quando já conseguirem manter-se em pé e andar, os bebés podem continuar a utilizar a mesa, a partir do seu exterior.

É um verdadeiro brinquedo 3 em 1 que pode acompanhar o crescimento do bebé sem nunca se tornar cansativo ou desinteressante. E sempre estimulando o desenvolvimento do bebé.

Perfeitos para estimular a coordenação motora, os empilháveis permitem desenvolver a motricidade fina, ou seja a capacidade de executar movimentos de precisão que requerem coordenação olho-mão, como o agarrar objetos.

Uma vez que entre os 6 e os 9 meses é provável que o bebé já consiga estar sentado algum tempo (com ou sem apoio), brincar com empilháveis vai também encorajar a que a criança passe mais tempo nesta posição.

 

.

Os melhores brinquedos para crianças entre os 9 e os 12 meses

Entre os 9 e os 12 meses as crianças continuam a desenvolver a sua capacidade de coordenação olho-mão, a capacidade de gatinhar, ou andar, e a capacidade de atenção/concentração. Assim, nestas idades é fundamental optar por jogos e brinquedos que promovam o movimento e que incentivem a concentração.

Um andarilho permite à criança dar os seus primeiros passos com segurança, confiança e entusiasmo.

Mas este andarilho não serve apenas para apoiar a criança nos seus primeiros passos.

Para as crianças que ainda não andam (e para as que andam também), o andarilho Happy Hippy conta com 5 diferentes atividades: um espelho, um relógio que roda, uma flor que se move e uma bola rotativa com barulhinhos.

Este cubo mágico é um brinquedo de encaixe perfeito que ajuda a criança a desenvolver a sua concentração.

Com ele, as crianças vão divertir-se ao mesmo tempo que melhoram a coordenação e estimulam a criatividade.

Um puzzle simples, de poucas peças, é o ideal para estimular a concentração da criança e o seu desenvolvimento cognitivo.

Com aquilo que começa por ser uma brincadeira, o bebé vai perceber que existe uma sequência e que é possível completar uma figura.

Os puzzles são jogos para crianças de todas as idades. O segredo está em escolher um puzzle com um nível de dificuldade adequado à criança.

.

Brinquedos para bebés entre os 12 e os 24 meses

Entre o primeiro e o segundo ano de idade, as crianças já devem ser capazes de andar, de compreender instruções simples, e de manipular objetos corretamente como, por exemplo, organizar corretamente um empilhável.

E os brinquedos ideais para esta idade (tal como para todas) são os que se adequam às capacidades que as crianças já têm, e àquelas que se encontram a desenvolver.

Ideal para impulsionar a criatividade e audição, um brinquedo musical ajuda a promover a coordenação motora ao mesmo tempo que garante a diversão dos mais pequenos.

Quando já se conseguem manter de pé sem apoio, ou até mesmo quando já andam, uma mesa de atividades é um dos melhores brinquedos para crianças dentro desta faixa etária.

Estas conseguem ter diversas atividades muito diferenciadas concentradas num só local, o que faz com que um só brinquedo contribua para motivar o desenvolvimento saudável da criança.

Imprescindível em festas, as pinturas faciais são apreciadas por praticamente todas as crianças. Personificar as suas personagens preferidas é uma das atividades favoritas dos mais pequenos.

Contudo, ao comprar este tipo de produtos é necessário verificar se as tintas têm qualidade e são apropriadas para o tipo de pele da criança. 

.

Melhores brinquedos para crianças entre os 3 e os 5 anos

A partir dos 3 anos, as crianças já conseguem andar, dançar, e têm um bom controlo do seu corpo. Também já conseguem falar de forma percetível, conseguindo manter uma conversa.

É também nesta faixa etária que as crianças se tornam mais autónomas, conseguindo vestir-se, lavar os dentes, preparar refeições simples, entre outros, sem a ajuda de um adulto.

Entre os 3 e os 5 anos, é também a altura da pré-primária.

É nesta faixa etária que muitas crianças fazem os primeiros amigos e descobrem imensas coisas novas.

É nesta altura que começam a pedir os mesmos brinquedos que os amigos, os chamados brinquedos da moda. E é também nestas idades que é importante preparar as crianças para a etapa que vem a seguir: a primária.

A faixa etária entre os 3 e os 5 anos pode ser desafiante para os pais, mas para as crianças também.

É importante deixar as crianças brincarem e divertirem-se de uma forma saudável. No entanto, é importante ir introduzindo brinquedos que os ajudem a desenvolver as suas capacidades cognitivas e emocionais. Com isto em mente, sugere-se uma lista com jogos e brinquedos educativos para crianças que estimulam a aprendizagem e a criatividade.

O slime faz as delícias dos mais pequenos, embora às vezes seja um pesadelo para os pais.

Entre criar o slime, e depois manipulá-lo, as crianças desenvolvem a sua criatividade e a vontade de perceberem como se criam coisas novas.

Nesta altura em que o slime está na moda entre as crianças, este é um dos brinquedos mais pedidos pela pequenada.

E com um ponto positivo: muitas vezes, manipular o slime tem um efeito relaxante.

Como o próprio nome indica, este jogo é fundamental para estimular a memória e a perceção de ligação entre os diferentes objetos, algo que é muito importante nesta fase de desenvolvimento.

Tal como com um kit de limpeza, ou qualquer outro brinquedo que simule a realidade, brincar com uma caixa registadora é uma das atividades favoritas das crianças. Com este tipo de brinquedos conseguem brincar ao “faz de conta”.

E uma caixa registadora permite ainda aliar a brincadeira ao contacto com o dinheiro,  permitindo que a criança comece a aprender a contar e a gerir o “dinheiro” disponível. 

Ainda no tópico do “faz de conta”, são muitas as crianças que gostam de experimentar mascarar-se com fatos das suas personagens favoritas, e até maquilhar-se para que tal pareça ainda mais realista.

Um essencial no carnaval, festas de aniversário, final de ano e casamentos, as pinturas faciais podem também alegrar os mais pequenos naquele que seria um dia banal. 

Carros que se transformam em robôs com o elemento surpresa de lançar dardos, podendo depois assumir novamente o formato de carro sem que se note que na realidade se trata de um robô.

As crianças adoram este tipo de brinquedos. Conseguem explorar a sua criatividade e, no fundo, um brinquedo pode tornar-se em dois brinquedos muito diferentes.

Os carrinhos telecomandados são ideais para crianças deste grupo etário. Isto porque ficam encantadas com a possibilidade de “controlar” o carro.

Uma criança com 5 anos que receba um carro telecomandado vai tentar perceber exatamente como este funciona, qual a melhor forma de o conduzir, e vai testar todas as possibilidades.

Seja para que idade for, um carro telecomandado é um dos melhores brinquedos para crianças porque promove a concentração, coordenação e noção do espaço.

Numa altura em que as crianças interagem cada vez mais cedo com equipamentos informáticos (telemóveis, tablets, computadores), porque não oferecer um tablet para ajudar as crianças a aprenderem o abecedário?

Com o objetivo de promover a aprendizagem, este é um dos melhores brinquedos educativos para crianças entre os 3 e 5 anos. Além disso, o tablet irá cativar os mais pequenos.

Os walkie talkies são dos melhores brinquedos para crianças, principalmente para aquelas que convivem diariamente com outras crianças (irmãos, primos ou vizinhos).

Seja na rua, em casa, a correr ou a andar, os walkie talkies implicam brincar em “equipa”. Desta forma, os walkie talkies estimulam o relacionamento interpessoal.

.

Os melhores brinquedos para crianças entre os 6 e os 10 anos

A entrada na primária. Este é um grande marco na vida e no desenvolvimento das crianças.

É a partir desta idade que começam a aprender a ler e escrever, abrindo caminho para um elevado nível de autonomia.

Tal como em bebés, nesta fase a curiosidade aumenta exponencialmente. No entanto, é acompanhada de maiores noções de responsabilidade, até porque com 6 ou mais anos as crianças já conseguem perceber, razoavelmente, a ideia de causa/efeito.

Nesta faixa etária, ocorre um grande desenvolvimento intelectual da criança. Esta percebe cada vez melhor o mundo que a rodeia e qual o seu papel nele.

Os melhores brinquedos para crianças desta faixa etária são aqueles que as estimulam intelectualmente, seja como apoio ao que aprendem na escola, seja como alicerce de novas descobertas.

O Kit de ciências é um excelente exemplo de um brinquedo educativo.

Com um kit de ciências, as crianças aprofundam o seu conhecimento e interesse por esta área, enquanto se divertem a fazer experiências.

Um ótimo brinquedo para estimular a criatividade da criança. Com um brinquedo de construção como o que propomos, as crianças vão poder criar diferentes e infinitas formas.

Um jogo simples que ao mesmo tempo é complexo, principalmente na versão que apresentamos.

É um jogo educativo que passa de geração em geração e que pode ser utilizado pelas crianças, pelos pais e pelos avós.

Quer desenvolver as aptidões geográficas de uma criança? O globo é o brinquedo ideal.

Com ele, as crianças aprendem mais sobre as localizações e “organização” dos continentes, países e cidades. 

O globo poderá ser uma ferramenta para despertar o gosto pelo conhecimento, pelas viagens e pela descoberta de novos países.

Pode-se dizer que o Uno é um clássico no que aos jogos de cartas diz respeito. As crianças gostam do Uno porque proporciona momentos de diversão com muitas gargalhadas à mistura.

A simplicidade do jogo e a diversão que proporciona fazem do Uno uma ótima opção para serões de família ou com os amigos.

Para as crianças mais aventureiras e independentes, a trotinete é uma excelente escolha.

Se a escolha for por um modelo simples, a criança melhora as capacidades de coordenação motora, ao mesmo tempo que realiza atividade física. Caso a escolha recaia num modelo elétrico, a criança desenvolve apenas a coordenação.

Explorar o mundo que os rodeia e divertir-se imenso. É isso que vão conseguir ao brincar com um drone.

O drone é uma forma de colocar à prova as capacidades de pilotagem, explorando diversos tipos de voo e aterragem. Em alguns casos, é possível tirar fotografias e criar vídeos.

Durante os momentos de diversão originados pela pilotagem, a criança estimula a concentração e movimentos de precisão.

Com uma Nintendo, nomeadamente a Switch, as crianças podem brincar sozinhas, ou com outras crianças.

Contém jogos que estimulam a criatividade e a aprendizagem no geral, sendo uma mais valia, desde que com uma limitação saudável do número de horas de jogo.

Dificilmente uma criança não gostará de receber uma Nintendo. É por isto que este é um dos brinquedos mais procurados.

O Kindle permite às crianças terem uma imensa variedade de livros sem que ocupem muito espaço físico.

Parece um brinquedo, mas na realidade é um equipamento que estimula o gosto pela leitura, escrita e a aprendizagem de novo vocabulário.

Como tal, este equipamento “tecnológico” é, sem dúvida, um dos preferidos. Para as crianças representa diversão e alegria.

Apesar do Kindle ser um excelente brinquedo para estimular a leitura, não há nada como sentir, tocar e folhear o papel dos livros.

A dica é escolher livros sobre temas que a criança goste. Por exemplo, comprar uma banda desenhada de super heróis, escolher um guia sobre répteis ou até quem sabe um guia de viagens.

.

Resumo

Ao longo do artigo foram apresentadas várias sugestões de brinquedos para as diversas faixas etárias. Caso não tenha encontrado uma opção viável nesta lista e não saiba como escolher o brinquedo adequado, antes de comprar analise o brinquedo.

Geralmente, na caixa do brinquedo encontra informação relativa à faixa etária à qual o mesmo se destina.  Esta informação é importante para escolher o brinquedo apropriado à criança.

Como explicado ao longo do artigo, à medida que as crianças se desenvolvem, as suas capacidades cognitivas, motoras e emocionais também se desenvolvem. Desta forma, é importante assegurar que os brinquedos são desenvolvidos para estimular a estas capacidades de acordo com a idade da criança.

Artigo escrito por André Freitas.

Especialista em SEO, o André é um entusiasta da tecnologia. Smartphones, computadores, TVs e equipamentos que tornam uma casa inteligente são alguns dos seus interesses.

Além da tecnologia, o André gosta de carros, viagens, gaming e de praticar desporto.

 

O melhor do dott no seu email.

Seja o primeiro a saber todas as novidades e campanhas. 🤞Ao submeter o seu email, concorda com a nossa política de privacidade.