Acessórios para veículos

Como escolher uma escova limpa vidros!

highlight of Como escolher uma escova limpa vidros!

Como escolher escovas limpa-vidros - Guia Completo

Por vezes, pouco faladas, as escovas limpa-vidros são um dos componentes de segurança mais importantes de um automóvel. São elementos que ajudam a melhorar o campo de visão do condutor em condições adversas e ajudam a prolongar a vida dos para-brisas. Logo, saber como escolher escovas limpa-vidros para o carro é fundamental para a condução e para a própria segurança do condutor.

Nesse sentido, ao longo deste artigo daremos a conhecer os pontos que deve ter em conta, no caso de desejar comprar umas novas escovas limpa-vidros. No fundo, os passos para fazer uma compra acertada e adequada às necessidades do seu carro.

 

A importância de saber como escolher escovas limpa-vidros

Por norma, quando vamos de férias, ou até mesmo antes, da inspeção, verificamos se está tudo em ordem com o nosso carro. 

Contudo, não é só antes destas duas situações que deve prestar atenção ao estado do seu carro. Entre óleo, pressão dos pneus, líquido de arrefecimento… existe uma manutenção que deve ser regular

Além disso, a esta lista de coisas essenciais a verificar, temos de acrescentar uma: as escovas limpa-vidros, essenciais no caso de condições atmosféricas adversas e quando existe maior sujidade no ar. Graças ao seu movimento contínuo sobre a superfície do para-brisas, eles limpam a água e a sujidade que dificulta a visão do condutor.

Mas, qual é então o motivo pelo, qual saber como escolher escovas limpa-vidros é importante?

Como referido no início deste artigo, as escovas limpa-vidros são um dos elementos de segurança mais importantes num automóvel. Em situações adversas podem ser um componente chave para evitar acidentes e evitar que o próprio para-brisas fique danificado. É por isso que é essencial ter boas escovas para remover toda aquela água ou sujidade do nosso campo de visão.

Além da parte de segurança, saber como escolher escovas limpa-vidros passa também por saber que as escovas não são todas iguais e apresentam desempenhos diferentes; e que a sua troca pode ser feita em casa e sem ajuda de especialistas (para isso, basta saber apenas quando é necessário substituí-las.).

No fundo, estes três motivos são essenciais para realizar uma compra assertiva e indicada para o nosso carro.

 

Quando é necessário substituir as escovas limpa-vidros?

Como regra geral, as escovas-limpa vidros têm normalmente uma vida útil de cerca de dois anos, dependendo de como são utilizadas. Deve ter-se em conta que, devido ao trabalho que realizam - removendo ritmicamente sujidade e água - sofrem fricção que progressivamente desgasta tanto a própria lâmina como os seus pontos de fixação

Além disso, há também fatores externos, especialmente relacionados com o clima (calor ou frio extremos), ou com o ambiente (poeira, areia de praia ou excrementos de pássaros) que encurtam a sua vida.

Mediante estes fatores, há então quem defenda a ideia de que as escovas devem ser substituídas a cada 6 meses, ou, pelo menos, uma vez por ano. Mas tudo dependerá da qualidade das escovas limpa para-brisas.

Nesse sentido, há vários sinais que escovas limpa-vidros nos enviam para nos avisar que é altura de os mudar.

 

Sinais da mudança das escovas limpa-vidros:

  • Ao passar o dedo ao longo da borda da borracha que toca o vidro, notar áreas ásperas ou excessivamente afiadas.
  • Notar que a borracha não desliza suavemente através do para-brisas, mas salta ligeiramente e não se move normalmente.
  • Faz mais barulho do que o habitual ao deslizar.
  • Já não limpa a superfície de vidro como antes, deixando áreas sujas ou excessivamente húmidas.

Com efeito, independentemente de tudo o resto, sempre que encontrar algum problema no funcionamento ou na qualidade da limpeza das escovas limpa-vidros, aconselhamos-lhe a rever essa questão o mais rapidamente possível. É um processo simples que não requer uma garagem. Contudo, pode sempre recorrer a um especialista.

Afinal, a sua segurança e a dos outros pode estar em risco!

 

Quais as escovas limpa-vidros ideais para o meu carro?

Chegou então a hora de partirmos para um ponto fulcral no que diz respeito ao saber como escolher escovas limpa-vidros, conhecer os modelos que existem no mercado. Existem três modelos. Eles são:

Escovas limpa-vidros universais

São feitas de metal, onde a borracha é fixa. Quando chegar a altura de as substituir, temos de substituir toda a estrutura.

Conheça a nossa escolha de escovas limpa para-brisas universais.

 

Escovas limpa-vidros Flat

A parte integrada é feita de borracha flexível. Têm a vantagem de serem mais baratas, mas a desvantagem é que, como a parte de borracha não está protegida por uma parte metálica, endurecem no frio e amolecem no calor. No entanto, permitem um menor bloqueio da visão do condutor, e um movimento mais suave e silencioso da escova, face às tradicionais.

Conheça a nossa escolha de escovas limpa para-brisas flat.

 

Escovas limpa-vidros Hibridas

As escovas híbridas são uma conjugação das escovas universais com as flat. São escovas que combinam as características aerodinâmicas e o design discreto das escovas flat com o desempenho das escovas universais.

Conheça a nossa escolha de escovas limpa para-brisas híbridas.

 

Ainda a reter neste ponto, quer para a escolha de escovas dianteiras, quer para a escolha de escovas traseiras, deve-se seguir as instruções fornecidas pelo fabricante automóvel. Normalmente, a recomendação e dados fornecidos quanto ao tipo de escova e à dimensão da mesma, certamente serão as melhores para o automóvel.

Embora não haja grandes diferenças entre um modelo de escovas limpa-vidros e outro, seria um erro comprar sem ter a certeza de que são adequadas para o seu veículo.

 

Qual é o preço das escovas limpa-vidros?

Em média, o seu preço ronda os 20 €. Sendo que traz logo duas para serem posteriormente instaladas.

 

Como substituir as escovas limpa-vidros?

Já sabendo os modelos existentes e o seu preço médio, analisarmos mais um ponto neste guia de como escolher escovas limpa-vidros. Chegou o momento de entender como as substituir

Como referimos em cima, cada marca e modelo de carro tem instruções de montagem diferentes, mas, em geral, é uma operação simples que leva apenas alguns minutos

 

Tome nota dos seguintes passos:

  1. Antes de mais, escolha o modelo certo: deve corresponder à marca e categoria do seu carro.
  2. Da mesma forma, deve escolher o adaptador que corresponde ao tipo de braço do modelo da escova limpa para-brisas.
  3. Uma vez escolhido o modelo correspondente, o adaptador deve ser colocado na lâmina da escova limpa para-brisas, seguindo as instruções dadas no manual.
  4. A seguir, encaixar a segunda parte: a parte oscilante, que deve ser engatada no braço da escova limpa para-brisas.
  5. Quando ambos estiverem no lugar, pode proceder à substituição. As velhas devem ser primeiro removidas. Para o fazer, basta premir o botão de remoção.
  6. A nova é inserida. Segue-se o engate da nova escova do limpa para-brisas na ranhura do braço.

E é tudo! Novas escovas limpa-vidros colocadas. Claro que, antes de conduzir na estrada, é aconselhável verificar se funcionam corretamente (a velocidades diferentes) e se deslizam suavemente sobre a superfície do para-brisas.

 

Dicas para manter as escovas limpa-vidros em perfeito estado

Para prolongar a vida útil das escovas limpa-vidros, que varia de 18 meses a dois anos, há várias recomendações a ter em conta. Elas são:

  • O mais importante é utilizar sempre líquido limpa para-brisas.
  • Nunca utilizar água simples em vez de líquido de lavagem do para-brisas, pois pode congelar e danificar prematuramente as escovas.
  • Evitar o uso das escovas em situações de neve, visto que não são concebidos para remover a neve e o peso poderia deformá-las.

Ficou mais fácil saber como escolher escovas limpa-vidros?

Com efeito, depois deste guia a próxima vez que falar em escovas limpa para-brisas, não há como não dar uma resposta perfeita (ou pelo menos com conhecimento de causa).

Por outro lado, esperamos que tenha ainda mais consciência sobre a importância deste componente automóvel. Ao longo do artigo, procurámos realçar isso mesmo. Seja por segurança de condução ou até mesmo para o carro, o ideal será sempre uma manutenção regular e atenta.

O melhor do dott no seu email.

Seja o primeiro a saber todas as novidades e campanhas. 🤞Ao submeter o seu email, concorda com a nossa política de privacidade.