Regresso às aulas

10 Portáteis que precisa de conhecer para o regresso às aulas!

highlight of 10 Portáteis que precisa de conhecer para o regresso às aulas!

Com o regresso às aulas à porta, surge a necessidade de realizar uma série de compras, desde roupa, material escolar, a equipamentos informáticos, nomeadamente, computadores.

Cada vez mais os computadores são utilizados nas escolas, desde o ensino primário ao universitário. Como tal, a aquisição deste tipo de equipamentos é cada vez mais comum. 

No entanto, para muitos utilizadores, procurar informação e escolher o modelo mais adequado é uma tarefa difícil.

Neste artigo é apresentada uma lista de 10 computadores portáteis para uso escolar. A lista foi escolhida tendo em conta as diferentes necessidades de diversos alunos, e ainda o orçamento disponível.

Além desta lista, são ainda apresentadas algumas dicas para que possa procurar e encontrar o modelo certo, caso nenhum dos modelos listados preencha os seus requisitos. 

 

10 Portáteis para todo o tipo de estudantes: do ensino primário ao universitário



1. Apple MacBook Pro 16

Apple MacBook  Pro 16

Especificações Apple MacBook Pro 16

Processador

Intel Core i7 a 2.6 GHz

RAM

16GB

Placa gráfica

AMD Radeon Pro 5300M

Ecrã

16 polegadas retina - 4k

Armazenamento

512GB SSD

Autonomia

até 11 horas

Tipo de solução

Portátil

O MacBook Pro é um dos melhores modelos de computadores portáteis. São várias as características que o tornam um dos melhores, como por exemplo: sistema operativo, processador, ecrã, entre outras especificações.

O MacBook Pro 16 é a escolha perfeita para alunos que procuram uma elevada capacidade de processamento e multitasking, sem nunca comprometer a performance.

Para garantir uma resposta eficaz e eficiente, o portátil da Apple encontra-se equipado com componentes de elevado desempenho, nomeadamente: processador i7 de 2.6GHz, 16GB de RAM e uma placa gráfica AMD Radeon Pro 5300M de 4GB.

O ecrã é retina de 16 polegadas e apresenta uma resolução 4K. Apesar da sua dimensão dificultar o transporte, o MacBook Pro só pesa 2kg.

Para as sessões de estudo e trabalho fora de casa, o MacBook Pro conta com uma autonomia de até 11 horas

Para que não falte espaço para guardar os trabalhos, apontamentos ou outros ficheiros importantes, este portátil tem uma capacidade de armazenamento de 512 GB em SSD.

Por último, destaca-se a touch bar. A touch bar permite um acesso fácil e rápido a muitos dos recursos do computador e às tarefas em execução. Além disso, acrescenta um toque de requinte ao design característico da Apple.

Com estas características, este portátil é ideal para edição de imagem, vídeo, programação, e praticamente todas as tarefas que se possa imaginar.

Nos casos em que as especificações apresentadas não dão resposta às necessidades do aluno, existe a possibilidade de configurar o portátil com um processador, gráfica, RAM e armazenamento mais potente.

 

2. MSI Gp66-499Es

MSI Gp66-499Es

 

Especificações MSI Gp66-499Es

Processador

Intel Core i7 a 2.2 GHz

RAM

16GB

Placa gráfica

NIVIDIA GeForce RTX 3060

Ecrã

15.6 polegadas - 144 Hz

Autonomia

até 8 horas

Armazenamento

1TB SSD

Tipo de solução

Portátil

O segundo computador portátil da lista é da MSI, uma das marcas de computadores mais prestigiadas, e uma das maiores fabricantes de hardware de informática.

Gp66-499 da MSI está equipado com um Intel Core I7-10870H e 16GB de memória RAM.

A parte gráfica está a cargo da GeForce RTX 3060 6GB, e conta com um ecrã de 15.6 polegadas Full HD com tecnologia IPS com 144Hz de taxa de atualização de imagem

Para quem não sabe, os Hertz (Hz) são responsáveis pela suavidade da imagem durante a reprodução de vídeo e sessões de gaming. Quanto maior a taxa de atualização (Hz), mais fluída é a imagem e melhor será a experiência do utilizador.

O armazenamento para documentos da escola, música, filmes, jogos e outros ficheiros é assegurado por um disco SSD de 1TGB.

Este conjunto de características torna o MSI adequado para praticamente qualquer uso, desde a edição de imagem e vídeo, trabalho multitasking, uso de processadores de texto e folhas de cálculo, análise estatística, etc. Juntando o útil ao agradável, esta máquina ainda oferece uma elevada capacidade de trabalho em ambiente multitasking.

Para os estudantes que gostam de videojogos, este tem uma grande vantagem pois permite ainda usufruir de umas belas sessões de gaming.

 

3. Asus VivoBook S14

Asus VivoBook S14

Especificações Asus VivoBook S14

Processador

Intel Core i5 a 2.4 GHz

RAM

8GB

Placa gráfica

Intel Iris Xe

Ecrã

14 polegadas

Armazenamento

512GB SSD

Autonomia

até 12 horas

Tipo de solução

Portátil

O Asus VivoBook S14 é um dos portáteis para estudantes da linha da Asus. 

Este laptop é uma escolha acertada para um uso escolar “normal”, isto é: navegar na web, aceder ao e-mail, criar apresentações multimídia, usar processador de texto e folhas de cálculo.

O processador que equipa o VivoBook S14 é um Intel Core i5 de 2.4 GHz que trabalha em sintonia com 8GB de RAM.

A dimensão do ecrã é de 14 polegadas com resolução FHD e a placa gráfica é integrada no processador - Intel Iris Xe Graphics.

O Asus VivoBook não se destina a performance ou à execução de tarefas exigentes, como por exemplo edição de imagem/vídeo, sessões de jogo ou processamento de softwares “pesados”. 

O VivoBook S14 é uma alternativa que oferece uma excelente relação qualidade / preço para um uso regular, onde a autonomia e a facilidade de transporte são valorizadas.

 

4. Microsoft Surface Pro X

Microsoft Surface Pro X

Especificações Microsoft Surface Pro X

Processador

Microsoft SQ1 a 3 GHz

RAM

8GB

Placa gráfica

SQ1 Adreno 685

Ecrã

13 polegadas

Armazenamento

128GB SSD

Autonomia

até 13 horas

Tipo de solução

Híbrido (portátil + tablet)

O Microsoft Surface Pro X é um portátil híbrido, ou seja, funciona como um computador e tablet. 

O portátil desenvolvido pela Microsoft tem um ecrã de 13 polegadas e pesa apenas 774g. Sim, é isso mesmo, pequeno e leve para que seja fácil e cómodo de transportar.

O processador é um chip da família SQ1 que funciona a 3GHz, em conjunto com uma gráfica SQ1 Adreno 685 e ainda 8GB de RAM.

Apesar de este processador e placa gráfica não corresponderem aos “modelos tradicionais”, a performance e a capacidade de trabalho em ambiente multitarefas são uma garantia.   

O modelo da Microsoft oferece uma autonomia que pode atingir as 13 horas. Como se pode ver, é a ferramenta ideal para os alunos levarem consigo para a escola e serem produtivos todo o dia. 

 

5. Apple MacBook Pro 13

Apple MacBook Pro 13

Especificações Apple MacBook Pro 13”

Processador

Intel Core i5é 3.8 GHz

RAM

16GB

Placa gráfica

Intel Iris Plus Graphics

Ecrã

13.3 polegadas - retina

Armazenamento

1TB SSD

Autonomia

até 18 horas

Tipo de solução

Portátil

Se está a acompanhar a lista dos melhores computadores portáteis para estudantes, certamente já se apercebeu que a Apple tem uma forte presença na mesma.

Desta feita, a escolha recai sobre o pequeno MacBook Pro de 13 polegadas. Mas por que razão um MacBook Pro de 13 polegadas é uma boa escolha para um aluno?

Na verdade, são várias as razões. Pode-se falar do desempenho, do sistema operativo, da facilidade de transporte, autonomia, etc... 

O MacBook Pro 13” tem como processador um Intel Core i5 de 10ª geração. Este processador funciona a uma frequência de 2 GHz, mas que pode chegar até 3.8 GHz.

A trabalhar em sintonia com o processador otimizado para o sistema operativo MacOS encontram-se 16GB de RAM

Relativamente à parte visual, o MacBook Pro tem um ecrã retina de 13.3 polegadas com tecnologia IPS e uma resolução de 2560*1600. Na prática isto quer dizer que irá usufruir da elevada qualidade de imagem característica da Apple. 

O armazenamento é assegurado através de um disco SSD de 1TB de capacidade e a autonomia pode chegar até às 10 horas.

A juntar às especificações apresentadas temos ainda o peso: 1,4kg. Como se pode ver, através das suas dimensões e peso, transportar o MacBook Pro não será um problema.

Este computador portátil destina-se a praticamente qualquer tarefa. É uma boa alternativa ao MacBook Pro de 16”, apesar de não apresentar a mesma performance.

Para os utilizadores que procuram alternativas ainda mais económicas, há duas opções: uma é diminuir a capacidade de armazenamento, a outra passa por escolher um MacBook.

O MacBook é uma excelente escolha para um computador escolar que se destine a navegar e consultar informação na internet, trabalhar com processadores de texto e folhas de cálculo, apresentações multimídia, projeção de conteúdos, aceder ao e-mail e outras tarefas que não sejam muito exigentes. 

 

 

6. Lenovo IdeaPad Flex 3

Lenovo IdeaPad Flex 3

Especificações Lenovo IdeaPad Flex 3

Processador

Intel Celeron N a 1.1 GHz

RAM

4GB

Placa gráfica

Intel UHD Graphics 600

Ecrã

11.6 polegadas 

Armazenamento

64GB eMMC

Autonomia

até 8 horas

Tipo de solução

Híbrido (portátil + tablet)

O Lenovo IdeaPad Flex 3 caracteriza-se pela sua versatilidade, uma vez que é um computador híbrido.

O computador / tablet conta com um ecrã de 11.6 polegadas com resolução HD. A placa gráfica que o equipa é uma Intel UHD Graphics 600. Esta encontra-se integrada no processador Intel Celeron N.

A nível de memória, o IdeaPad Flex conta com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento

O IdeaPad Flex 3 é uma alternativa económica para os alunos do ensino primário e básico, uma vez que se destina a consulta de informação na internet, trabalhar com processador de texto e aceder ao e-mail. 

Como referido, uma das vantagens deste modelo é o facto de ser híbrido. 

 

7. Acer Extensa 15

Acer Extensa 15

Especificações Acer Extensa 15

Processador

AMD Ryzen 5 a 2.1 GHz

RAM

8GB

Placa gráfica

AMD Radeon Vega 8

Ecrã

15.6 polegadas 

Armazenamento

256GB SSD

Autonomia

até 9 horas

Tipo de solução

Portátil

O Acer Extensa 15 é um laptop indicado para um uso simples e rotineiro: aceder ao email, navegar na web, usar um processador de texto e folha de cálculo, etc.

A nível de processador encontra-se um AMD Ryzen 5, 8GB de RAM e uma placa gráfica AMD Radeon Vega 8.

O ecrã é de 15.6 polegadas, o que favorece o uso prolongado, com uma resolução Full HD.

O armazenamento é de 256GB em SSD e a autonomia é de até 9 horas.

É uma solução com boa relação qualidade / preço para um uso “básico”. Para os alunos que procuram um desempenho superior, este modelo não é a opção certa.

 

8. Lenovo V V15 Gen 2

Lenovo v V15 Gen 2

Especificações Lenovo V V15 Gen 2

Processador

AMD Ryzen 7 a 1.8 GHz

RAM

8GB

Placa gráfica

AMD Radeon Graphics

Ecrã

15.6 polegadas 

Armazenamento

256GB SSD

Autonomia

até 8 horas

Tipo de solução

Portátil

Na oitava posição da lista de portáteis para uso escolar que precisa de conhecer antes do regresso às aulas encontra-se o Lenovo V V15 Gen 2.

Um laptop de 15.6 polegadas com resolução Full HD e uma placa gráfica integrada AMD.

O processador AMD Ryzen 7 e os 8GB de RAM são responsáveis pela rapidez e capacidade de multitasking deste PC.

O armazenamento dos ficheiros é assegurado por um SSD de 256GB.

Para os utilizadores que apreciam um teclado numérico dedicado, esta é uma característica que se encontra neste modelo. 

O Lenovo V15 é ideal para alunos do ensino secundário e até universitário que usem folhas de cálculos e processadores de texto, que navegam pela web e realizam apresentações de trabalhos. 

Apesar do processador ser um AMD Ryzen 7, este Lenovo não é adequado para softwares muito exigentes, como por exemplo, editores de vídeo e imagem, jogos, etc.

 

9. Dell XPS 13 9310

Dell XPS 13 9310

Especificações Dell XPS 13 9310

Processador

Intel Core i7 até 4.8 GHz

RAM

16GB

Placa gráfica

AMD Radeon Graphics

Ecrã

15.6 polegadas 

Armazenamento

256GB SSD

Autonomia

até 8 horas

Tipo de solução

Portátil

O Dell XPS 13 é a escolha óbvia para os alunos que pretendem combinar versatilidade e portabilidade com performance elevada. 

Para satisfazer as necessidades mais avançadas, o XPS junta um processador i7 da Intel e 16GB de RAM, em apenas 13.4 polegadas e 1.2 kg.

Para que a informação seja armazenada e carregada rapidamente, o armazenamento é garantido por um disco SSD. Para que não falte espaço para softwares, ficheiros de trabalho, vídeos, músicas, entre outros, o XPS conta com 1TB de capacidade.

No XPS pode-se ainda encontrar um teclado retroiluminado e uma autonomia de até 14 horas.

O Dell XPS 13 9310 é uma das melhores soluções para estudantes porque concilia todas estas especificações num portátil híbrido

 

10. HP 15s-fq2047ns

Notebook Hp 15S-Eq1010Ns

 

Especificações HP 15S-Eq1010Ns

Processador

AMD Ryzen 3 até 2.6 GHz

RAM

8GB

Placa gráfica

AMD Radeon

Ecrã

15.6 polegadas 

Armazenamento

512GB SSD

Autonomia

até 7 horas e 15 minutos

Tipo de solução

Portátil

Para completar a lista, surge um modelo de 15.6 polegadas da HP com resolução HD.

Olhando para a resolução do PC (HD) percebe-se que este é um computador de entrada de gama, do qual não se pode esperar uma velocidade de execução de tarefas elevada, ou capacidade de trabalho em ambiente multitarefas.

O processador que equipa este HP é um AMD Ryzen 3 - 3250U que trabalha em conjunto com 8GB de RAM

O armazenamento é em disco SSD com capacidade para 512GB de informação. Será uma boa escolha para os alunos que pretendem usar processadores de texto, aceder ao e-mail e navegar na web com um baixo custo. No fundo, é uma solução económica que se pode adequar a alunos no ensino básico e secundário.

 

Como encontrar o portátil perfeito para o regresso às aulas em 5 passos

 

1.Determinar a finalidade

Saber a finalidade para a qual o portátil se destina é um dos passos mais importantes desta jornada. Isto porque pode não estar a fazer a melhor compra ou a gastar mais ou menos do que realmente precisa.

Um estudante do ensino primário, certamente não terá as mesmas necessidades de um aluno do ensino universitário. O objetivo é sempre comprar um modelo que satisfaça as necessidades reais do utilizador.

Por exemplo, de nada adianta ter um orçamento avultado e comprar um computador de 2 ou 3 mil euros, quando na verdade apenas precisa de um computador de 800€. 

Por isso, determinar o uso que vai ser dado ao PC é o primeiro passo.

 

2. Definir um orçamento

Geralmente, quando se realiza uma compra, há um orçamento associado. À partida, na seleção de um portátil também irá existir um limite.

Pode não parecer útil, mas acredite que um orçamento realista e bem definido vai facilitar e muito todo o processo, desde a procura à compra.

Com uma pesquisa rápida, facilmente se consegue perceber que há computadores para todos os valores, desde os 200€, até acima dos 8000€.

A partir do momento que já sabe qual a finalidade e o orçamento disponível para a compra, o número de opções reduz significativamente.

 

3. Iniciar a procura

Com a finalidade definida e um orçamento estabelecido, está na hora de começar a procurar.

Esta procura divide-se em duas etapas: pesquisa das características adequadas ao tipo de uso esperado e a procura do portátil.

As necessidades de um computador a nível de especificações (processador, RAM, armazenamento, placa gráfica e outros) para programar são diferentes das necessidades de um computador para realizar modelação 3D, bem como de um PC que irá usar folhas de cálculo, etc.

Após ter encontrado as características que o computador precisa para dar resposta ao uso que lhe vai dar, inicie a procura de portáteis e faça uma seleção final de 5 a 10 modelos. 

Aqui é importante fazer uma pesquisa dentro do orçamento disponível, e adequar as expectativas de performance do computador a esse mesmo orçamento. 

Nota: Em alguns casos, e tendo em consideração que há muitos estudantes com iPhone, também poderá ser importante ter em consideração o tipo de sistema operativo a escolher: Windows ou MacOs.

 

4. Comparação

Após ter escolhido 5 a 10 modelos, procure informação mais específica sobre os mesmos e compare-os. 

Nesta comparação deve incluir todos os fatores e especificações que sejam relevantes para a compra e uso do portátil, desde o preço, à autonomia, tipo de portas de USB (se este for um fator relevante), etc. 

Uma boa forma de procurar informações sobre os computadores é através de fóruns, reviews e canais de youtube. Geralmente, há feedback detalhado e específico de praticamente todos os modelos e de vários aspectos, desde o teclado, ao ecrã e até ao serviço pós-venda (garantia).

 

5. Compra

Após a pesquisa e comparação cuidada dos vários modelos, está na hora de escolher o que melhor responde às necessidades do utilizador dentro do orçamento estipulado. 

Antes de finalizar a compra, esteja atento a eventuais promoções esporádicas que surgem no nosso shopping online. Poderá encontrar um modelo superior, a um preço inferior. 

 

Resumo

Os modelos foram escolhidos tendo em consideração as suas características, as finalidades para os quais podem ser usados e ainda o custo. Isto não significa que estes sejam os melhores para o utilizador. 

Se for comprar um computador, seja ele fixo ou portátil, recomenda-se que passe pelos 5 passos listados anteriormente. Desta forma, o processo de compra será mais completo, informado e adaptado às necessidades do utilizador.

Lembre-se que a melhor escolha é a que responde às necessidades do utilizador, a um preço justo e dentro do orçamento.

.

Artigo escrito por André Freitas.

Especialista em SEO, o André é um entusiasta da tecnologia. Smartphones, computadores, TVs e equipamentos que tornam uma casa inteligente são alguns dos seus interesses.

Além da tecnologia, o André gosta de carros, viagens, gaming e de praticar desporto.

 

O melhor do dott no seu email.

Seja o primeiro a saber todas as novidades e campanhas. 🤞Ao submeter o seu email, concorda com a nossa política de privacidade.