Festival do Butelo e Casulas

A tradição portuguesa agora online!

Festival do Butelo e das Casulas

Festival do Butelo e das Casulas



O Festival do Butelo e das Casulas realiza-se online pela primeira vez no Dott e conta com a participação de 17 produtores, do Concelho de Bragança, que estarão a comercializar produtos, como fumeiro (butelo, salpicões e chouriças), casulas, azeite, bebidas (vinho e licores), mel e artesanato regional. O butelo, um dos enchidos transmontanos mais tradicionais, acompanhado pelas casulas, as cascas de feijão seco, são a figura central deste festival. 



Butelo

O butelo é uma joia do fumeiro. Recheando a bexiga ou o bucho do porco com ossinhos do espinhaço e das costelinhas. É um enchido de sobras do porco, que se faz depois de feitos todos os outros enchidos.


Casulas

As casulas são as cascas de feijão, que, depois de secas, se usam cozidas e limpas dos fios, como acompanhamento do butelo.


 

O Município de Bragança contraria assim o isolamento provocado pela pandemia e reinventa o Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos, para que todos possam participar, entre 1 e 16 de Fevereiro, a partir de qualquer lugar. O objectivo é, dentro das possibilidades permitidas pela actual situação pandémica, dinamizar a cultura e as tradições brigantinas e, em simultâneo, apoiar os produtores locais.


O Festival do Butelo e das Casulas conta com a participação de 17 produtores do concelho de Bragança: Alex Rodrigues, Apimonte, Azeite Arvólea, Bísaro - Salsicharia Tradicional, Casa do Joa, Fontarelo, Isidro Rodrigues, Máscaras Antão,  Mcr-Fumeiro e produtos regionais, Mel do Parque de Montesinho, Montesino - Apicultura biológica, Navalhas Artesanais Gilberto FerreiraMarron - o Mundo da Castanha, Pingo de Mel, Prófumo Regional.