Eletricidade e Iluminação

Quer poupar na fatura de eletricidade?

highlight of Quer poupar na fatura de eletricidade?

 

Quer poupar na fatura de eletricidade?

Saiba como pode poupar energia, dinheiro e o ambiente, todos os dias do ano.

 

O desperdício é atualmente uma luta constante em todas as áreas da vida comum, seja alimentar, energético ou produtos descartáveis. Aproveitamos o tema para mostrar como pode poupar em casa (e na carteira!) com investimentos que prometem melhor sustentabilidade e alterando pequenos hábitos do seu dia-a-dia!

 

 

Lâmpadas 

Uma pequena lâmpada pode fazer uma grande diferença! Troque as suas lâmpadas tradicionais (incandescentes) por opções de baixo consumo. Ao fazer esta substituição por lâmpadas fluorescentes compactas ou LED conseguirá poupanças entre 25 e 50 euros (segundo dados da Comissão Europeia). São lâmpadas um pouco mais caras, mas uma opção mais económica a longo prazo. 

Eletrodomésticos Classe Energética A ou A+

Eletrodomésticos de Clase Energética A ou A+ são a opção certa, para a conta da luz e para o ambiente. Hoje em dia já não é dificil fazer essa escolha e o Dott tem muitas opções para si. Desde fogões, fornos e placas a micro-ondas e mini fornos, arcas congeladoras, frigoríficos, máquinas de lavar loiça, máquinas de lavar roupa. É só escolher o que mais gosta e o que melhor se adequa à sua famíla e ao seu espaço.

 

 

No entanto, deve ter atenção a dois pontos importantes:

  • Na altura de comprar um novo eletrodoméstico, preste atenção à etiqueta de eficiência energética. É uma informação obrigatória na venda de alguns equipamentos, como fogões, fornos e placas, frigoríficosmáquinas de lavar e secar roupa ou máquinas de lavar loiça. Ao analisar a etiqueta de eficiência energética poderá saber a que classe pertence cada equipamento, de A+ a G (respetivamente, do melhor ao pior desempenho energético).

 

  • Não é só nas coisas grandes que pode melhorar as suas escolhas, por vezes são as pequenas escolhas que o farão poupar mais, seja tempo, dinheiro ou energia…a escolha dos pequenos eletrodomésticos também é importante! Uma pequena chaleira ou jarro elétrico, por exemplo, apesar de indispensável, pode gastar muita energia. 

Tome atenção aos pequenos gestos de todos os dias

Existem pequenos gestos que podem custar caro ao fim do mês. Por vezes a solução está nas rotinas do dia-a-dia, que já fazemos de forma automática.

 

 

Altere 5 pequenos hábitos do seu dia para poupar energia:

  1. Evite abrir a porta do frigorífico muitas vezes. Por cada vez que abre a porta durante 10 segundos, aumenta o consumo energético do frigorífico entre 0,2 e 0,8%.
  2. Tente planear as refeições do dia seguinte e retire os alimentos do congelador para o frigorífico. Assim, estes alimentos estarão a dar frio ao frigorífico, e reduzem o consumo diário do equipamento em 2%.
  3. Quando usar o forno para cozinhar desligue cinco a 10 minutos antes do tempo previsto. O calor acumulado acaba de cozinhar os alimentos, sem necessidade de mais gastos de energia.
  4. Aproveite a capacidade do forno e cozinhe vários alimentos ao mesmo tempo. E evite abrir a porta durante a confeção. Por cada vez que abre a porta durante 10 segundos, vai precisar de mais 8% de consumo de energia para completar um cozinhado de 20 minutos.
  5. Utilize a máquina de lavar loiça apenas quendo esta estiver cheia. O mesmo se aplica à máquina de lavar roupa.

Como vê é simples e nem sempre dispendioso começar a poupar na sua conta da luz! Comece pelas pequenas coisas, vai ver que podem fazer a diferença. Reduza a fatura da eletricidade sem perder qualidade de vida.

 

 

 

Encontre aqui outros artigos que lhe podem interessar:

Tudo o que precisa para aquecer a sua casa!

15 passos para limpar a sua casa e atrair boas energias!

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilizador. Ao usar o dott, aceita a nossa utilização de cookies.